domingo, 27 de maio de 2018

Conservador e ex-prefeito verde disputam segundo turno na Colômbia

O advogado conservador Iván Duque, apoiado pelo ex-presidente linha-dura Álvaro Uribe, e o ex-guerrilheiro e ex-prefeito ecologista de Bogotá, Gustavo Petro, disputam em 17 de junho de 2018 o segundo turno da eleição presidencial na Colômbia.

Com 99,76% dos votos apurados no primeiro turno, realizado hoje, Duque lidera com 7.558.413 (39%) contra 4.846.088 (25%) para Petro; seguidos pelo esquerdista Sergio Fajardo com 4.586.016 (24%), apenas 200 mil menos que Petro; pelo ex-vice-presidente Germán Vargas, com 1.404.624 (7,3%); informou o jornal colombiano El Espectador.

A primeira eleição presidencial depois dos acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) transcorreu sem problemas. Petro foi guerrilheiro do M-19, grupo que se desmobilizon nos anos 1990s.

A vitória parcial de Duque indica que boa parte dos colombianos concordam com a posição de Uribe contra o acordo. Ao mesmo tempo, os 25% de Petro e os 24% de Fajardo apontam o fim do tabu contra o voto na esquerda, outra consequência da paz.

"O acordo de paz abriu as portas à consolidação da votação de esquerda no país", comentou Laura Wills, professora da Universidad de Los Andes. Acabou o estigma que associava a esquerda à luta armada. A união da esquerda pode vencer o uribismo.

Se ganhar no segundo turno, Duque promete manter o acordo com as FARC, mas pretende reformar alguns aspectos, como anistia para guerrilheiros condenados por delitos graves. Conservador, é contra o aborto, mas não vai mudar a lei que autoriza o casamento gay.

Nenhum comentário: