Cinco homens armados e mascarados invadiram na madrugada de hoje um campus universitário na cidade de Garissa, no Nordeste do Quênia, na África Oriental. A polícia e o Exército estão combatendo os terroristas. Testemunhas descrevem um tiroteio. Pelo duas pessoas morreram e outras quatro estão gravemente feridas, informou a Cruz Vermelha.
Até agora, ninguém reivindicou a autoria da ação na Garissa University College. Os principais suspeitos são os rebeldes jihadistas da milícia somaliana Al Chababe (Os Jovens ou A Juventude), ligada à rede terrorista Al Caeda. De 21 a 24 de setembro de 2013, os extremistas ocuparam o centro comercial de luxo Westgate, em Nairóbi, quando 67 pessoas foram mortas.
A maior reivindicação da milícia terrorista é a retirada dos soldados quenianos que participavam de uma missão de paz da União Africana em apoio ao governo internacionalmente conhecido da Somália, inimigo direto do grupo na luta pelo poder.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário