Dois dias depois do prazo previsto anteriormente, as cinco grandes potências do Conselho de Segurança das Nações Unidas (EUA, China, França, Reino Unido e Rússia) e a Alemanha chegaram a um acordo preliminar com o Irã para desarmar o programa nuclear iraniano e evitar que o país faça a bomba atômica, anunciou o jornal digital americano The Huffington Post. Um anúncio é esperado em breve.
O ministro do Exterior do Irã, Mohamed Javad Zarif, e a comissária de Relações Exteriores da União Europeia, Federica Mogherini, devem dar entrevista coletiva daqui a pouco.
Nos últimos dias, houve problemas. O Irã recusou a exigência de enviar todo o seu urânio enriquecido para armazenamento no exterior, no caso na Rússia, e insistiu no direito de continuar fazendo pesquisas nucleares. Também quer o levantamento imediato das sanções internacionais aprovadas pela ONU.
As grandes potências ocidentais relutam em aceitar o fim das sanções enquanto não ficar claro que o Irã vai cumprir o acordo. Sabem que será muito mais difícil aprovar novas sanções no Conselho de Segurança da ONU, onde a Rússia tem votado contra o Ocidente por causa da guerra na Ucrânia.
Os detalhes finais devem ser acertados até 30 de junho de 2015.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário