Um avião de guerra da Síria penetrou hoje 20 quilômetros no espaço aéreo do vizinho Líbano e disparou um míssil contra a periferia da cidade fronteiriça de Arsal. Ninguém saiu ferido.
Os observadores não conseguiram identificar o alvo do ataque sírio. Residentes da região disseram que um helicóptero do Exército da Síria também sobrevoou a cidade, reporta a agência Reuters.
O Líbano, dividido politicamente desde a guerra civil de 1975-90, corre sério risco de ser envolvido no conflito que há dois anos desgraça a Síria ameaçando jogar sunitas contra xiitas numa conflagração capaz de desestabilizar todo o Oriente Médio.
Antes do amanhecer nesta quarta-feira, libaneses que apoiam a rebelião contra o ditador sírio, Bachar Assad, atacaram no porto de Trípoli um comboio de caminhões que seguia para a Síria.
Pela estimativa das Nações Unidas, mais de 70 mil pessoas foram mortas nos últimos dois anos na Síria.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário