Com uniformes e veículos do Exército Nacional do Afeganistão, oito terroristas suicidas lançaram um ataque contra um conjunto de prédios do governo na província de Fará para onde mais de dez prisioneiros da milícia fundamentalista dos Talebã (Estudantes) estavam sendo levados a julgamento num tribunal. Em nove horas de combate, mais de 50 pessoas morreram, informou o governo provincial.
Foi um dos ataques mais mortíferos em 11 anos de guerra no Afeganistão.
Eram 8h45 da manhã pela hora local quando dois terroristas suicidas detonaram os explosivos que levavam numa picape do Exército afegão na entrada do centro administrativo da província. Em seguida, um grupo de insurgentes invadiu o tribunal e tomou vários reféns.
O complexo foi logo cercado pela polícia o Exército. Os talebã se entrincheiraram com os reféns no segundo andar do prédio do tribunal. No meio da batalha, quando viram que estavam perdidos, levaram os reféns para o térreo para matá-los.
Pelos menos 34 civis, nove talebã, 10 soldados e policiais afegãos morreram. Mais de cem civis saíram feridos, informa o jornal The New York Times.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário