quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Rei defende união da Espanha e respeito à lei e à Constituição

Num discurso político inédito, o rei Felipe VI acusou o governo autônomo da Catalunha de dividir a região e o país. Ele reafirmou seu compromisso com a "unidade da Espanha, a defesa da Constituição e o respeito à lei" diante do que chamou de ofensiva dos independentistas numa "tentativa indefensável de se apropriar das instituições".

O rei denunciou uma falta de lealdade inadmissível e advertiu que "é responsabilidade dos legítimos poderes do Estado garantir a ordem constitucional", noticiou o jornal madrilenho El País.

Sem citar o governo da Generalitat, da Comunidade Autônoma da Catalunha, liderado por Carles Puigdemont, Felipe VI repudiou a "vulneração sistemática das normas aprovadas legal e legitimamente", informou o jornal La Vanguardia, de Barcelona.

Nas palavras do rei, Puigdemont e o governo regional "poderiam ter colocado em risco a estabilidade econômica e social da Catalunha e da Espanha como um todo" por sua atitude "irresponsável" e "seu menosprezo pelos afetos e sentimentos de solidariedade que unem e unirão o conjunto dos espanhóis, acusando o govern (em catalão) de "se situar totalmente à margem da democracia e do Estado de Direito."

Mais cedo, em dia de greve geral de protesto, cerca de 700 mil pessoas marcharam em Barcelona para denunciar a violência e a brutalidade policial contra o plebiscito pela independência realizado no domingo passado.

Em entrevista à televisão pública britânica BBC na terça-feira à noite, Puigdemont confirmou que deve proclamar a independência da Catalunha nos próximos dias.

Nenhum comentário: