Um terrorista suicida se detonou hoje numa mesquita xiita de Cabul, a capital do Afeganistão. Pelo menos 39 pessoas morreram e 41 saíram feridas. O total de mortos pode aumentar, previu um porta-voz do Ministério da Saúde. Outras 20 foram mortas num ataque a uma mesquita sunita na província de Ghor, informou a televisão pública britânica BBC.
A mesquita Imã Zaman estava cheia de fiéis nesta sexta-feira, a folga religiosa semanal dos muçulmanos, o dia de ir à mesquita. Esses novos ataques revoltaram a população xiita, que se sente desprotegida diante dos grupos terroristas sunitas.
Como o ataque em Cabul foi de sunitas contra xiitas, a organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante é suspeita. Em agosto, pelo menos 40 pessoas foram mortas num ataque atribuída ao Estado Islâmico contra uma mesquita xiita.
Nos últimos anos, o Estado Islâmico tenta se infiltrar no Afeganistão. Com a perda dos territórios no Iraque e na Síria, deve intensificar os esforços para estender seus tentáculos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário