sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Dois ataques a mesquitas deixam 59 mortos no Afeganistão

Um terrorista suicida se detonou hoje numa mesquita xiita de Cabul, a capital do Afeganistão. Pelo menos 39 pessoas morreram e 41 saíram feridas. O total de mortos pode aumentar, previu um porta-voz do Ministério da Saúde. Outras 20 foram mortas num ataque a uma mesquita sunita na província de Ghor, informou a televisão pública britânica BBC.

A mesquita Imã Zaman estava cheia de fiéis nesta sexta-feira, a folga religiosa semanal dos muçulmanos, o dia de ir à mesquita. Esses novos ataques revoltaram a população xiita, que se sente desprotegida diante dos grupos terroristas sunitas.

Como o ataque em Cabul foi de sunitas contra xiitas, a organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante é suspeita. Em agosto, pelo menos 40 pessoas foram mortas num ataque atribuída ao Estado Islâmico contra uma mesquita xiita.

Nos últimos anos, o Estado Islâmico tenta se infiltrar no Afeganistão. Com a perda dos territórios no Iraque e na Síria, deve intensificar os esforços para estender seus tentáculos.

Nenhum comentário: