terça-feira, 31 de outubro de 2017

Mar Vermelho esquenta acima da média global

O mar mais quente do mundo está se aquecendo num ritmo mais rápido do que a média global. Isso ameaça sua capacidade de sustentar a vida, adverte um estudo da Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah (KAUST), da Arábia Saudita.

"A taxa global de aquecimento dos oceanos tem muitas consequências para a vida no planeta", comentou a doutoranda Veronica Chaidez. "Agora, estamos sabendo que o Mar Vermelho está esquentando mais rapidamente do que a média global."

É o agravamento do efeito estufa, consequência do aumento da concentração de gases carbônicos na atmosfera da Terra como resultado da atividade industrial humana.

Com base em dados de satélites de 1982 a 2015, os pesquisadores concluíram que a temperatura da água na superfície do Mar Vermelho subiu em média 0,17 grau centígrado por década, superando a média global de 0,11º C por década.

As temperaturas máximas do Mar Vermelho aumentaram de norte a sul. As menores temperaturas foram registradas nos golfos de Suez e Ácaba, no norte, mas ambos aquecem num ritmo de 0,40º C a 0,45º C por décadas, quatro vezes acima da média global.

O norte do Mar Vermelho registra as temperaturas máximas em julho, enquanto o sul do fim de julho a meados de agosto. As temperaturas máximas foram registradas na costa oriental, a cerca de 200 quilômetros da cidade saudita de Jedá, entre o fim de agosto e meados de setembro.

A pesquisa conclui que há necessidade de criar um sistema de monitoramento para acompanhar o impacto do aquecimento global sobre o Mar Vermelho. Normalmente, as espécies marinhas reagem ao aquecimento migrando em direção aos polos. Como o Mar Vermelho fica num espaço quase fechado, o risco para a vida aumenta.

Nenhum comentário: