segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Vice-presidente dos EUA se retira de jogo de futebol americano

Foi um protesto contra o protesto, uma jogada de marketing político. O vice-presidente Mike Pence se retirou ontem de um jogo da Liga Nacional de Futebol dos Estados Unidos (NFL) entre o Indianapolis Colts e o San Francisco 49ers. Saiu quando vários jogadores do 49ers se ajoelharam na hora da execução do hino nacional, em protesto contra a discriminação racial e a brutalidade policial contra os negros nos EUA.

Na temporada passada, o quarto-zagueiro Colin Kaepernick, do 49ers, se ajoelhou na hora do hino. Seu contrato não foi renovado.

A polêmica voltou quando o melhor jogador do campeonato da Associação Nacional de Basquete dos EUA (NBA) deste ano, Stephen Curry, do Golden State Warriors, declarou não saber se aceitaria o convite para a recepção tradicional dos campeões nacionais na Casa Branca. Tudo por causa das declarações de Trump, especialmente depois das manifestações de neonazistas em Charlottesville, na Virgínia, quando o presidente acusam "os dois lados".

Indignado, o presidente Donald Trump retirou o convite aos campeões da NBA e criticou os donos dos clubes de futebol americano por não demitir imediatamente os "filhos da puta" que se ajoelhem na hora do hino. Nos dias seguintes, mais de 100 jogadores da NFL se ajoelharam ou enlaçaram os braços em solidariedade e em desafio ao presidente.

No Twitter, Trump acusou a NFL de estar falida, perdendo audiência. Criticou até mesmo regras para proibir determinados tipos de choques e assim proteger os atletas por orientação médica.

A segunda maior estrela da NBA, Lebron James, do Cleveland Cavaliers, atacou o presidente, dizendo que "era uma honra ser recebido na Casa Branca até você chegar lá."

Agora, o vice-presidente arquiconservador Mike Pence entra na briga, jogando para a plateia ultranacionalista que elegeu Trump. Pelo Twitter, o presidente revelou ter pedido a seu vice que saísse do estádio, ou seja, tudo não passou de uma jogada de marketing do governo.

"Deixei o jogo do Colts hoje porque o presidente dos EUA e eu não vamos dignificar nenhum evento que desrespeite nossos soldados, nossa bandeira e nosso hino nacional", afirmou Pence no Twitter, o meio de comunicação favorito do governo Trump.

O custo da viagem foi de US$ 250 mil, quase R$ 800 mil.

Nenhum comentário: