As emissões de gás carbônico, o maior responsável pelo aquecimento global, praticamente não sobem desde 2013, concluiu a avaliação anual das emissões de gases de efeito estufa do Centro de Pesquisas Conjuntas da União Europeia e da Agência de Avaliação Ambiental da Holanda.
O relatório atualiza os dados do constante monitoramento dos três principais gases de efeito estufa: o dióxido de carbono, o metano e o óxido nitroso ou monóxido de dinitrogênio.
A China, os Estados Unidos, a Rússia e o Japão reduziram seus emissões de 2015 para 2016, enquanto a União Europeia mantiveram o mesmo nível e na Índia continuam aumentando. Não há dados sobre o metano e o óxido nitroso desde 2012.
O metano é gerado pela produção agrícola, de gás e carvão, assim como do tratamento do lixo. O óxido nitroso está ligado ao uso de fertilizantes na agricultura e à produção industrial. O maior vilão é o gás carbônico produzido pela queima de combustíveis fósseis: carvão, petróleo e gás natural.
Em 2016, as emissões da UE registraram queda de 20,8% em relação a 1990 e 17,9% em comparação com 2005.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário