quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Trump ameaça cassar licença de rádios e televisões

Em mais uma ameaça às liberdades democráticas, o presidente Donald Trump sugeriu hoje que o governo federal dos Estados Unidos poderia revisar e até revogar as licenças de operação das emissoras de rádio e televisão por divulgar "notícias falsas".

"As redes de notícias se tornaram tão partidárias, distorcidas e falsas que as licenças deveriam ser revisadas e, se apropriado, revogadas. Não é justo com o público", escreveu Trump no Twitter.

Durante um breve encontro com os repórteres ao receber na Casa Branca o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, o presidente comentou que é "desagradável que a imprensa seja capaz de escrever o que quiser".

O presidente dos EUA não tem poder para revogar licenças de funcionamento de emissoras de rádio e televisão. Elas são dadas pela Comissão Federal de Comunicações, que autoriza o funcionamento de emissoras locais, não de redes nacionais. Depois, as emissoras se associam às redes.

A Emenda nº1 à Constituição dos EUA garante ampla liberdade de expressão, de religião, de associação para fins pacíficos e de processar o governo para garantir os direitos individuais. O Congresso dos EUA está proibido de legislar sobre liberdade de imprensa.

Nenhum comentário: