quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Puigdemont reafirma independência se Espanha intervier na Catalunha

Se o governo da Espanha rejeitar sua proposta de diálogo e intervier na Catalunha, o governador regional Carles Puigdemont vai colocar em marcha o processo unilateral de independência, noticiou o jornal catalão La Vanguardia, de Barcelona.

Puigdemont tem até as 10h de hoje (6h em Brasília) para responder oficialmente ao ultimato do governo central espanhol e esclarecer se declarou ou não unilateralmente a independência da Catalunha.

Tanto o primeiro-ministro conservador Mariano Rajoy quanto o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), o maior da oposição, relutam em aplicar o artigo 115 da Constituição da Espanha para suspender a autonomia regional da Catalunha, informou o jornal espanhol El País. Querem eleições antecipada na Catalunha.

Há dois dias, o Tribunal Constitucional considerou ilegal o plebiscito de 1º de outubro, base do movimento separatista para proclamar a independência. Puigdemont declarou a independência ao apresentar o resultado do plebiscito ao Parlament, em 10 de outubro. Logo em seguida, suspendeu seus efeitos para negociar com a Espanha.

Na segunda-feira, em carta ao primeiro-ministro espanhol, Puigdemont pediu dois meses para negociar a independência. Mas é uma negociação em que só aceita um resultado: a independência. Rajoy pode aceitar uma reforma do Estatuto de Autonomia da Catalunha, mas rejeita uma independência total.

Nenhum comentário: