quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Guerra contra as drogas mina popularidade de Duterte nas Filipinas

Depois de mais de 12,6 mil mortes em sua guerra contra o tráfico e o uso de drogas em ano e quatro meses de governo nas Filipinas, a popularidade do presidente populista Rodrigo Duterte caiu pela primeira vez abaixo de 50%. Há uma fadiga com seu estilo arbitrário, autoritário e violento e estagnação da economia.

Em pesquisa do instituto Social Weather Stations realizada em 8 de outubro, só 48% dos filipinos se declararam satisfeitos com o presidente filipino, contra 66% no segundo trimestre do ano. Foi a primeira queda de popularidade significativa desde a posse de Duterte, em junho de 2016.

"O ambiente negativo ao redor da guerra às drogas e a falta de resultados positivos em outras áreas aumentam a frustração popular com o governo", explicou Eufrasia Taylor, analista da empresa de consultoria Varisk Maplecroft. "O que está acontecendo com o emprego, a infraestrutura e a corrupção? Essas coisas estão sendo negligenciadas em meio à guerra às drogas e o custo está chegando."

Uma grande marcha contra a imposição da lei marcial na cidade de Marawi reuniu dezenas de milhares de pessoas em 21 de setembro. Se a popularidade de Duterte continuar em queda, vai afetar outros planos do governo, como a reforma do sistema de impostos.

O investimento externo direto caiu 90,3% no primeiro semestre de 2017. A União Europeia está revisando seus acordos com as Filipinas por causa do desrespeito aos direitos humanos pelo governo Duterte. Se a UE retirar as preferências tarifárias "será um golpe nas Filipinas que vai mostrar as consequências reais da deterioração dos direitos humanos no país", acrescentou Eufrasia Taylor.

Nenhum comentário: