segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Economia comportamental dá Nobel a americano Richard Thaler

Se alguém prometer uma maçã hoje e duas amanhã, o lógico seria esperar até amanhã para ter o dobro da recompensa. Mas sempre existe o risco de que amanhã não haja coisa alguma. A ciência econômica parte do princípio de que as decisões humanas são racionais. Nem sempre é assim. Os seres humanos geralmente preferem a gratificação imediata.

A relação entre economia e psicologia, a economia comportamental, deu hoje o Prêmio Nobel da Paz ao americano Richard Thaler, de 72 anos professor da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.

"Richard Thaler incorporou hipóteses psicologicamente realistas na análise das tomadas de decisões", declarou a Academia Real de Ciências da Suécia ao anunciar a premiação. Seus estudos "permitiram construir uma ponte entre a economia e a análise psicológica das decisões dos indivíduos".

Às vezes, basta um empurrãozinho. Na Áustria, por lei, todos são doadores de órgãos, a não ser que expressem claramente a intenção de não doar; 99% dos austríacos são doadores de órgãos. Na Alemanha, onde as pessoas têm de declarar se pretendem ser doadores, só 23% fazem isso.

Nos livros Nudge, publicado no Brasil como Nudge: o empurrão para a escolha cerca, e Comportando-se Mal, Thaler defende uma intervenção sutil em mercados ineficientes, contrariando a doutrina neoliberal, que argumenta que os mercados são eficientes em si mesmos e devem ser deixados livres da ação governamental. Sua conclusão: o mercado é tão irracional quanto o homem.

Em entrevista ao jornal The New York Times, Thaler afirmou que, "para fazer boa economia, é preciso ter em mente que as pessoas são humanas. A lição mais importante é que os agentes econômicos são seres humanos e os modelos econômicos têm de incluir isso".

À Academia da Suécia, quando perguntaram o que faria com o US$ 1,1 milhão do prêmio (R$ 3,45 milhões), ele disse: "Tentarei gastar da maneira mais irracional possível."

O Nobel de Economia não fazia parte do grupo original de prêmios em homenagem a Alfred Nobel. Oficialmente, chama-se Prêmio do Banco da Suécia em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel.

Nenhum comentário: