Por orientação do presidente Donald Trump, os esforços diplomáticos para neutralizar o programa nuclear da Coreia do Norte vão continuar "até cair a primeira bomba", afirmou neste domingo em entrevista à televisão americana CNN, o secretário de Estado americano, Rex Tillerson.
O secretário não deu importância a uma declaração de Trump dias atrás no Twitter aconselhando Tillerson a não perder tempo com o "pequeno fogueteiro", expressão derrogatória que usa para falar do ditador norte-coreano, Kim Jong Un.
Tillerson insistiu em que "o presidente deixou claro que é preciso continuar meus esforços diplomáticos". Ele estava na China, onde anunciou ter estabelecido canais de comunicação com o regime stalinista de Pionguiangue e foi desautorizado por Trump. Mesmo assim, ele acredita que "a China não está confusa com a posição dos EUA".
A ditadura comunista da Coreia do Norte fez seis testes nucleares e, só neste ano, 16 testes de mísseis. Nos dois últimos disparou mísseis que sobrevoaram o Japão.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário