segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Trump bate boca com viúva grávida de soldado morto na África

A viúva rompeu o silêncio. Com apenas 24 anos, grávida, Myeshia Johnson perdeu o marido, o sargento La David Johnson, morto por terroristas ligados ao grupo Estado Islâmico em 5 de outubro no Níger. Ela disse que chorou depois de receber o telefonema do presidente Donald Trump. 

O presidente não sabia nem o nome do soldado morto e falou que o marido dela sabia o que estava fazendo quando entrou para o Exército dos Estados Unidos. Agora, chamou uma viúva de uma família com a estrela de ouro, por ter um filho morto em combate, de mentirosa.

Em entrevista ao telejornal Good Morning, America, da rede de televisão ABC, Myeshia John confirmou a versão divulgada pela deputada democrata Frederica Wilson, atacada por Trump e pelo chefe da Casa Civil da Casa Branca, general John Kelly.

"Eu o ouvi tropeçando ao tentar lembrar o nome do meu marido, e isso foi o que mais me feriu", contou Myeshia.

Trump a desmentiu imediatamente pelo Twitter: "Tive uma conversa respeitosa com a viúva do sargento La David Johnson e falei o nome dele desde o começo, sem hesitação!"

Ela revelou ter recebido poucas informações sobre o que realmente aconteceu com seu marido no Níger, onde os EUA mantêm 800 soldados para ajudar o Exército do país na luta contra o terrorismo. Johnson se perdeu e seu corpo foi abandonado no campo de batalha. Só foi resgatado 48 horas depois da emboscada, quando a patrulha onde estavam os americanos foi atacada por 50 terroristas. Quatro americanos morreram.

"Não vi o que estava dentro daquela caixa", declarou a viúva, falando do caixão. "Até onde sei, poderia estar vazia."

Myeshia não falou nada durante a ligação do presidente. Ficou "muito chateada e ferida. Me fez chorar ainda mais." Ela acrescentou que "não tenho nada a dizer a ele".

Durante a campanha, Trump atacou uma família muçulmana cujo filho soldado morrera em combate.

Em entrevista à televisão pública britânica BBC, o ex-secretário da Defesa Leon Panetta deplorou o bate-boca de Trump com a jovem viúva grávida: "Isso diminui a instituição da Presidência."

Nenhum comentário: