O Exército do Iraque e milícias aliadas lutam para retomar a cidade de Garma, na província de Ambar, palco das maiores batalhas contra a milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante. Pelo menos 17 rebeldes foram mortos, informou a agência de notícias oficial chinesa Nova China.
Em resposta, um ataque terrorista suicida matou 12 soldados num quartel próximo a Garma.
Na Batalha de Ramadi, a capital da província de Ambar, as forças iraquianas tomaram o distrito de Teilá, que estava em poder do Estado Islâmico. A milícia terrorista sofreu várias derrotas no Iraque e na Síria desde setembro de 2014, quando os Estados Unidos passaram a liderar uma aliança de forças aéreas em resposta a degolas de americanos, mas lançou uma contraofensiva em Ambar.
Ontem, o jornal inglês The Guardian afirmou que o autoproclamado califa do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, ferido num bombardeio americano em 18 de março de 2015, sofreu uma lesão medular, é hoje um deficiente e não tem condições de reassumir o poder.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário