A maior fabricante de automóveis do mundo, a General Motors, um dos símbolos da velha economia industrial, teve uma queda de vendas de 14% em março nos Estados Unidos e sua rival histórica, a Ford, de 4,6%, enquanto a Chrysler registrou um aumento de 1,6% e a japonesa Toyota de 6,9%.
O total de veículos leves vendidos nos EUA foi de 16,59 milhões no mês passado, abaixo dos 16,6 milhões de fevereiro e dos 16,88 milhões de março de 2005. Para a GM, a a queda na venda de carros foi de 22%, enquanto nos utilitários leves, inclusive os esportivos, foi de 9,5%.
Sob intensa pressão para se recuperar desde que admitiu um prejuízo de US$ 10,6 bilhões no ano passado, a GM vendeu uma participação de 51% da GMAC, seu braço financeiro, para a Cerberus Capital por US$ 14 bilhões. Mas o jornal The Wall St. Journal observa que isto não resolve os problemas da empresa e ainda reduzirá o lucro de suas atividades financeiras.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário