A primeira pesquisa depois de definidos os candidatos que disputarão o segundo turno da eleição presidencial peruana, em 28 de maio, indica 54% de preferências para o ex-presidente Alan García, que bateria assim o ex-oficial golpista Ollanta Humala, apoiado pelos presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Bolívia, Evo Morales.
A candidata direitista Lourdes Flores ainda tem esperanças mas a Justiça Eleitoral deve confirmar hoje o segundo lugar para García, o que é uma surpresa porque seu primeiro governo (1985-90) terminou com inflação de 7.600% ao ano, 80% de desemprego e subemprego, e guerras civis contra os grupos Sendero Luminoso e Movimento Revolucionário Tupac Amaru.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário