terça-feira, 11 de abril de 2006

García está praticamente no segundo turno no Peru

O ex-presidente Alan García (1985-90) , de centro-esquerda, praticamente garantiu sua vaga no segundo turno da eleição presidencial no Peru, em 14 de maio.

Com 84,89% dos votos apurados, o candidato ultranacionalista Ollanta Humala, da União pelo Peru, lidera com 30,8%, seguido de García, do Partido Aprista Peruano, com 24,71%, e da direitista Lourdes Flores, do Partido Social-Cristão, com 23,57%.

Como faltam computar sobretudo votos do interior, García conta com o apoio dos camponeses para garantir sua presença no segundo turno.

Pelas atuais pesquisas, tanto García quanto Flores bateriam Humala no segundo turno. Mas é uma nova eleição. Humala tem tempo para crescer.

O atual presidente peruano, Alejandro Toledo, viajou para Washington onde deve assinar amanhã um tratado de livre comércio com os Estados Unidos. Humala, apoiado pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, promete denunciar o tratado, em nome da defesa dos interesses nacionais, e também aumentar os impostos sobre os lucros das mineradoras estrangeiras.

Nenhum comentário: