terça-feira, 25 de abril de 2006

Nepal festeja vitória da democracia

Dezenas de milhares de mainfestantes voltaram hoje a sair às ruas de Katmandu, a capital do Nepal. Mas desta vez para festejar. Depois de três semanas de protestos, o rei Gianendra, do Nepal, cedeu ontem e mandou reempossar o Parlamento dissolvido em 2002. Desde fevereiro de 2005, o monarca assumiu poderes absolutos. A oposição quer que o ex-primeiro-ministro Girija Prasad Koirala forme o novo governo.

Com a volta da democracia, será possível negociar politicamente uma saída para a guerra civil nepalesa, que já matou mais de 13 mil pessoas desde 1996. Um grupo guerrilheiro de esquerda de inspiração maoísta luta para derrubar a monarquia. Esta vive uma crise sem precedentes desde desde junho de 2001, quando o príncipe herdeiro Dipendra, sob efeito de álcool e cocaína, matou o rei, a rainha e mais oito membros da família real porque seus pais não concordavam com a noiva que ele escolhera para se casar.

Com a crise da monarquia, a guerrilha maoísta intensificou os ataques, agravando ainda mais a situação política. De agosto de 2001 a agosto de 2002, o Nepal viveu sob estado de emergência.

Hoje a guerrilha acusou a aliança de sete partidos oposicionistas que liderava as manifestações de trair o povo ao aceitar a reabertura do Parlamento.

Único reino hinduísta do mundo, o Nepal é conhecido como o teto do mundo por ficar na Cordilheira do Himalaia e ter a montanha mais alta do mundo, o Everest (8.850 metros).

Agora a oposição pretende convocar uma assembléia constituinte para tornar o rei uma figura decorativa ou simplesmente acabar com a monarquia.

Nenhum comentário: