sexta-feira, 28 de abril de 2006

Economia dos EUA cresce a uma taxa anual de 4,8% no primeiro trimestre do ano

A maior economia do mundo, os EUA (PIB de cerca de US$ 13 trilhões), cresceu no primeiro trimestre do ano no seu ritmo mais forte em quase três anos, a uma taxa anual de 4,8%, impulsionada pelo consumo pessoal e das empresas. Não se expandia tanto desde o terceiro trimestre de 2003, quando cresceu 7,2% em bases anuais.

O índice divulgado hoje ficou um pouco abaixo da expectativa do centro financeiro de Nova Iorque, que era de %5, mas bem acima do 1,7% do último trimestre de 2005.

Ao mesmo tempo, os custos trabalhistas cresceram no ritmo mais fraco em sete anos, o que sugere que apesar do baixo índice de desemprego os trabalhadores não têm conseguido negociar grandes aumentos de salários e outras vantagens. Isto limita a pressão inflacionária.

Os analistas esperam uma alta na taxa básica de juros americana de 4,75% para 5% ao ano na próxima reunião do Comitê de Mercado Aberto do Federal Reserve Board (Fed), o banco central dos EUA, em 10 de maio. Mas depois do depoimento do novo presidente do Fed, Ben Bernanke, ao Congresso dos EUA, espera uma pausa durante o verão no Hemisfério Norte.

Diante da perspectiva de uma pausa nas altas de juros nos EUA e de aumentos na Europa e no Japão, o dólar caiu, atingindo sua cotação mais baixa em 11 meses em relação ao euro e em sete meses em relação ao iene japonês. Neste momento, o dólar compra 113,75 ienes e um euro vale 1,2623 dólar.

Já a onça de 28,35 gramas de ouro subiu para US$ 657 por causa do relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) informando ao Conselho de Segurança das Nações Unidas que o Irã não está colaborando com as inspeções a seu programa nuclear, suspeito de desenvolver a bomba atômica.

Nenhum comentário: