O grão-aiatolá Ali al Sistani, líder espiritual supremo dos xiitas do Iraque, deu hoje seu apoio à formação de um governo de união nacional e pediu ao novo primeiro-ministro designado, Nuri al-Maliki, que desarme as milícias. Pelo menos 20 pessoas foram mortas pela violência no Iraque, inclusive a irmã de um importante líder sunita.
"As armas devem estar nas mãos das forças de segurança, que devem estar submetidas ao poder político", declarou o grâo-aiatolá.
Depois do encontro com Al Sistani, Maliki se encontrou com o aiatolá rebelde Muktada al-Sader, líder de uma milícia de 10 mil homens, o Exército Mahdi. Al Sader disputa a liderança dos xiitas iraquianos com Al Sistani.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário