sexta-feira, 7 de abril de 2006

EUA criaram 211 mil novos empregos em março

A maior economia do mundo voltou a dar sinais de vitalidade em março, gerando 211 mil novos empregos, em comparação com 225 mil em fevereiro e 154 mil em janeiro. O índice de desemprego nos Estados Unidos caiu para 4,7%, o nível mais baixo desde julho de 2001. Mas o salário real cresceu apenas 0,2% em relação ao mês anterior e 3,4% em bases anuais.

Os economistas americanos costumavam considerar 5% a taxa de desemprego abaixo da qual provocaria uma forte pressão inflacionária. Na opinião de alguns analistas, a concorrência gerada pela nova economia baseada na revolução da informação teria neutralizado este impacto. De novembro de 1996 a setembro de 2001, o crescimento real dos salários em bases anuais oscilou entre 3,5% e 4,4% sem gerar inflação.

Então o mercado de trabalho está aquecido. Isto pode levar a novos aumentos na taxa básica de juros dos EUA. Mas os salários estão sob controle, reduzindo a pressão pela alta dos preços. A Bolsa de Valores de Nova Iorque caiu com a divulgação da queda no desemprego porque significa que os juros tendem a continuar subindo.

O Comitê do Mercado Aberto do Federal Reserve Board (Fed), o banco central americano, volta a se reunir em 10 de maio. A expectativa do mercado é que aumente os juros de 4,75% para 5% ao ano. Para os analistas, a dúvida é onde estas altas vão parar. A maioria das previsões hoje está em 5,5%.

Nenhum comentário: