O primeiro-ministro conservador Silvio Berlusconi ainda luta contra o resultado das eleições de 9 e 10 de abril na Itália, vencidas pela coalizão de centro-esquerda por pouco mais de 25 mil votos. Mas o líder da União, o ex-primeiro-ministro e ex-presidente da Comissão Européia já fala como novo chefe de governo.
Em entrevista à Associação da Imprensa Estrangeira na Itália, Prodi prometeu atacar o duopólio da rádio e televisão estatal RAI e do grupo Mediaset, de Berlusconi. Além disso, disse que vai reduzir a carga fiscal em um ano, criar uma lei de imigração menos restritiva que a aprovada sob a inspiração dos aliados neofascistas de Berlusconi, combater os conflitos de interesses entre a atividade política e os negócios privados, uma das grandes questões suscitadas pela era Berlusconi, e retirar as tropas italianas do Iraque até o final do ano, mantendo o cronograma do governo derrotado nas urnas.
Prodi estimou que precisará de dois meses para formar seu governo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário