A venda de casas novas cresceu 13,8% em março nos Estados Unidos, projetando uma venda anual de 1,213 milhão novas moradias.
Este crescimento espetacular supera as expectativas mais otimistas do mercado, neutraliza a queda de 10,9% registrada em fevereiro e acena com a possibilidade de mais aumentos na taxa básica de juros nos EUA. Um dos temores do mercado é a formação de uma bolha especulativa no mercado imobiliário.
Mas o economista Ian Shepherdson, da consultoria High Frequency Economics, observa que a verdadeira notícia está atrás das manchetes, afirmando que a queda nos preços e o aumento do estoque de casas não-vendidas apontam para uma desaceleração do mercado imobiliário. De qualquer forma, os analistas notam que o aquecimento do mercado acontece nos grandes centros urbanos, não afetando a maior parte da população americana.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário