Israel reagiu duramente às declarações do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, de que o Estado judaico está "podre" e será "aniquilado". O ex-primeiro-ministro Shimon Peres, vice líder do governante partido Kadima, considerou o dirigente radical iraniano "um demente" que "terá o mesmo fim" do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein: será deposto, processado e talvez condenado à morte.
"O presidente do Irã representa o demônio, não Deus", contra-atacou Peres. "A História joga nolixo estes dementes que empunham uma espada".
Saddam caiu em 2003, com a invasão americana ao Iraque. Está sendo processado por massacres e pelo genocídio dos curdos iraquianos.
Como Ahmadinejad prega a destruição do Estado judaico e suspeita-se que o Irã esteja desenvolvendo armas nucleares, Israel pode se aliar aos EUA para lançar bombardeios contra os centrais atômicas iranianas. Diversas reportagens indicam que os EUA já estariam escolhendo alvos para um possível ataque a ser desfechado talvez ainda este ano, para não dar tempo ao Irã de progredir até um estágio irreversível de seu desenvolvimento nuclear.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário