Com 76,6% dos votos apurados, o candidato ultranacionalista Ollanta Humala, apoiado pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, vence o primeiro turno da eleição presidencial no Peru com 29,8% dos votos.
A disputa pela outra vaga no segundo turno, a ser disputado em maio, ainda está indefinida. Mas o ex-presidente Alan García, de centro-esquerda, com 25,05%, está ampliando sua vantagem sobre a direitista Lourdes Flores, que era favorita durante a maior parte da campanha mas tem no momento 24,5% dos votos.
Para os observadores da Organização dos Estados Americanos (OEA), as eleições peruanas foram livres e transparentes.
Mais de 16 milhões de peruanos estavam aptos a votar para escolher um presidente, dois vice-presidentes, 120 deputados e 15 senadores. Cerca de 90% compareceram às urnas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário