domingo, 30 de abril de 2006

Fracasso da OMC prejudica a todos

Os 149 países-membros da Organização Mundial do Comércio (OMC) não conseguiram chegar a um acordo prévio nas negociações de liberalização comercial da Rodada Doha no prazo previsto: 30 de abril. Esta era a data marcada para que seja possível concluir a rodada até julho de 2007, quando vence a autorização para promoção de comércio dada pelos Congresso dos Estados Unidos ao presidente George W. Bush. Sem esta autorização, deputados e senadores americanos poderiam tentar emendar o projeto, tornando a negociação inviável.

Apesar das declarações de europeus e americanos de que estão empenhados na liberalização comercial, os países em desenvolvimento, entre eles o Brasil, desconfiam do real compromisso dos países ricos com o livre comércio nos setores onde não são competitivos, especialmente na agricultura. Sem um acordo agrícola, não haverá um acordo global.

Um estudo da Universidade de Michigan, nos EUA, calcula que a liberalização comercial proporcionaria um aumento de 6,3% no produto regional bruto da União Européia, de 6,2% no produto interno bruto do Japão e de 5,5% nos EUA. Os agricultores dos países ricos têm peso pequeno na formação da riqueza nacional mas seus lobbies são poderosos, inviabilizando grandes concessões, especialmente num ano eleitoral nos EUA.

Nenhum comentário: