quarta-feira, 6 de junho de 2018

ZTE faz acordo preliminar com Departamento do Comércio dos EUA

A companhia de telecomunicações chinesa ZTE chegou a um acordo com o Departamento de Comércio dos Estados Unidos para levantar a proibição de importar componentes e equipamentos americanos de alta tecnologia, informou ontem a agência de notícias Reuters.

Sem as importações de 25% a 30% de componentes e equipamentos americanos, a ZTE se tornaria inviável. A companhia chinesa terá de pagar multa de US$ 1 bilhão e fazer um depósito judicial de US$ 400 mil para cobrir futuras violações.

Em 2016, os EUA proibiram exportações para a ZTE porque a empresa violou sanções americanas contra a Coreia do Norte e do Irã.

Com a política do governo Donald Trump de negar acesso à China à alta tecnologia dos EUA, a ZTE, ligada ao Exército Popular de Libertação, estava na lista negra do Departamento do Comércio até o ditador Xi Jinping dar um telefonema a Trump.

A ala mais linha dura do Partido Republicano não gostou da concessão à China. Deputados e senadores disseram que o presidente está perdendo a guerra comercial que deflagrou com a China.

Nenhum comentário: