segunda-feira, 11 de junho de 2018

EUA aplica novas sanções à Rússia por guerra cibernética

Os Estados Unidos impuseram novas sanções contra cinco entidades e três indivíduos russos em retaliação a ataques cibernéticos, inclusive um contra a rede elétrica do país, anunciou hoje o Departamento do Tesouro.

As sanções deterioram ainda mais as relações entre os dois países, abaladas desde que a Rússia anexou ilegalmente a Península da Crimeia, tomando-a da Ucrânia, em fevereiro e março de 2014.

A Rússia também foi acusada de interferir nas eleições de 2016 com várias ataques cibernéticos, inclusive ao Partido Democrata, e propaganda fraudulenta na Internet. Em junho de 2017, um ataque com o vírus NotPetya atingiu o sistema financeiro, várias agências governamentais e empresas da Ucrânia.

Maior beneficiário da guerra cibernética do ditador Vladimir Putin contra a candidata democrata Hillary Clinton, o presidente Donald Trump chegou a propor no fim de semana a volta da Rússia ao Grupo dos Sete. A chanceler (primeira-ministra) da Alemanha, Angela Merkel, reagiu indignada, lembrando que o Kremlin não fez o menor gesto para restaurar a paz na ex-república soviética da Ucrânia.

Nenhum comentário: