Diante das 12 exigências dos Estados Unidos, inclusive abandonar o programa nuclear e parar de influenciar outros países do Oriente Médio, o primeiro-ministro Mohamed Javad Zarif apresentou uma lista de 15 demandas do Irã para reabrir as negociações entre os dois países. A República Islâmica exige o fim da venda de armas à região, do apoio a Israel e a retirada das tropas americanas do Afeganistão.
O presidente Donald Trump retirou em 8 de maio os EUA do acordo negociado pelos grandes potências do Conselho de Segurança e a Alemanha para congelar por 10 anos programa nuclear militar do Irã, evitando que a República Islâmica faça a bomba atômica.
Tanto os EUA quanto o Irã afirmam que as novas exigências são inaceitáveis. Trump alegou que o acordo não era suficientemente amplo por não limitar o programa de mísseis e a interferência iraniana em outros países do Oriente Médio
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário