terça-feira, 12 de junho de 2018

RÚSSIA: um país multinacional e multicultural

Com mais de 130 povos diferentes, a Rússia é um país multinacional e multicultural, que combina tradições eslavas, europeias, asiáticas e de tantas outras etnias.

DANÇA

Cada povo tem suas próprias tradições, sua música, suas danças. Um dos destaques da cultura russa é o balé clássico. Alguns dos maiores bailarinos e bailarinas da História, como Vaslav Nijinsky, Anna Pavlova, Rudolf Nureiev, Mikhail Barishnikov e Maia Plissetskaya foram russos. 
Ir ao Teatro Bolshoi em Moscou ou ao Mariinsky (ex-Kirov) em São Petersburgo é uma das maiores atrações da noite russa.
Essas companhias de dança também são fogueiras de vaidades. O bailarino Pavel Dimitrichenko foi processado por ter jogado ácido na cara do diretor artístico Serguei Filin, em janeiro de 2013, por não ter recebido as oportunidades que julgava merecer.

MÚSICA

A Rússia foi berço de grande compositores clássicos, com destaque para Peter Tchaikovsky, Serguei Rachmaninoff, Igor Stravinsky, Serguei Prokofiev e Dimitri Shostakovitch.
Entre os instrumentistas, o violoncelista Mstislav Rostropovitch e o pianista Vladimir Horowitz.

ARQUITETURA

Desde que a Rússia adotou o cristianismo ortodoxo como religião, sofreu grande influência da civilização bizantina, como se vê nas igrejas do Kremlim, em seu  formato de cebola.
Quando Pedro, o Grande, fundou São Petersburgo para ocidentalizar o país, obrigou os nobres da corte a contratar arquitetos franceses e italianos como Bartolomeo Rastrelli.
São Petersburgo é uma joia, enquanto Moscou foi muito desfigurada pela arquitetura cinzenta e monumental do stalinismo.

PINTURA

Andrei Rublev é considerado o maior pintor medieval russo. Foi canonizado santo da Igreja Ortodoxa em 1988. Suas obras estão na Catedral da Anunciação.
No século 20, os grandes nomes do modernismo russo foram Vassili Kandinsky, Kazimir Malevitch e Marc Chagall.
Depois do triunfo de Stalin na luta interna pelo poder, o regime comunista soviético passou a privilegiar a arte de exaltação do “realismo socialista”, considerando o abstracionismo e outras tendências como formas degeneradas da expressão humana. 

LITERATURA

Num país com uma história tão trágica, a literatura russa é das mais ricas do mundo. Leon Tolstoi, autor de Guerra e PazAnna Karenina, e Fiodor Dostoievski, de Crime e CastigoO Idiota Os Irmãos Karamazov, estão entre os maiores escritos da humanidade.
Outros nomes importantes são Anton Tchekov, Nikolai Gogol, Vladimir Nabokov, Isaac Babel e Maxim Gorki, e os poetas Alexander Pushkin, Vladimir Maiakovski, Joseph Brodsky, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1987, e Anna Akhmatova. 
Em 1970, o romancista e historiador dissidente Alexander Soljenitsin ganhou o Prêmio Nobel de Literatura pelo livro O Arquipélago Gulag, uma denúncia dos campos de trabalhos forçados do stalinismo. Quatro anos depois, foi expulso do país. Também escreveu Pavilhão de Cancerosos Um Dia na Vida de Ivã Denisovitch.
No teatro, o destaque foi o diretor Konstantin Stanislavski.

CINEMA

O Encouraço Potemkin, de Serguei Eisenstein, é considerado um dos melhores filmes dos anos 1920s e da História do Cinema. 
Com seu cinema revolucionário levado de trem ao interior do país pela Guarda Vermelha, ele também fez Alexandre Nevski,Ivã, o TerrívelOutubro, baseado no livro Dez Dias que Abalaram o Mundo, do jornalista americano John Reed.
Outro cineasta importante foi Andrei Tarkovski, diretor de filmes belos e trágicos como O EspelhoA Infância de IvãO SacrifícioAndrei RublevSolaris Nostalgia. (ANDREI RUBLEV, SOLARIS) Desiludido com a URSS, ele abandonou o país em 1983.

CULINÁRIA

A cozinha russa precisa fornecer as calorias necessárias para aquecer o corpo no país mais frio do mundo. A dieta russa, dependendo da região, naturalmente, numpaís tão vasto, é rica em carnes, peixes, cereais, frutas e mel.
O centeio, trigo, cevada e sorgo fornecem farinha para pães, empadas e panquecas como os blinis. As sopas como a borsch e a ukha e os cozidos são muito populares. 
O frango a Kiev é desossado, passado na farinha de pão com manteiga de alho e ervas e frito ou assado no forno. 
A gastronomia de maior prestígio da URSS era da república da Geórgia, de onde vem o caviar do Mar Cáspio, um dos melhores do mundo, e o esturjão, o peixe cuja ova é o caviar mais chique. 

Nenhum comentário: