terça-feira, 26 de junho de 2018

UE impõe sanções a nove altos funcionários da Venezuela

Enquanto o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, viaja pela América Latina para articular a oposição à ditadura de Nicolás Maduro, o Conselho de Ministros da União Europeia anunciou ontem sanções contra nove novos altos funcionários da Venezuela, inclusive o congelamento de bens e a proibição de entrar em território comunitário.

Um dos alvos é a vice-presidente Delcy Eloína Rodríguez, que recentemente cedeu a presidente da Assembleia Nacional Constituinte a Diosdado Cabello, considerado o número dois do regime chavista.

Pelo Twitter, Delcy Rodríguez repudiou as sanções: "Nenhuma ameaça, extorsão, medida arbitrária ou chantagem me desviarão do meu compromisso com a história de liberdade, dignidade e soberania que nos legou [o libertador Simón] Bolívar. Jamais o velho mundo imperial nem poder nenhum dobrará minha determinação como venezuelana de amar a terra onde nasci."

Em tom de ironia, a vice-presidente da Venezuela "autorizou" a comissária de Relações Exteriores da UE, Federica Mogherini, a dispor dos "supostos bens, que não existem, e os destine à crise migratória  que geraram com suas políticas belicistas, racistas e xenófobas."

Nenhum comentário: