sábado, 9 de junho de 2018

Suprema Corte do Paquistão permite candidatura de ex-ditador

A Suprema Corte do Paquistão autorizou o registro da candidatura do ex-ditador e ex-comandante do Exército general Pervez Musharraf às eleições parlamentares de 25 de julho desde que ele compareça pessoalmente ao tribunal em 13 de junho, noticiou ontem o jornal paquistanês Dawn.

Musharraf está no exílio em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, desde março de 2006. Do exílio, lidera a Liga Muçulmana de Todo o Paquistão. Em 2013, uma decisão da Justiça o desqualificou para exercer cargos públicos pelo resto da vida por ter decretado estado de emergência em 2007, suspendido a Constituição e mandado prender vários juízes.

A decisão da Suprema Corte é um sinal de que um Judiciário cada vez mais independente está disposto a processar um ex-presidente e ex-comandante do Exército. O presidente do supremo tribunal, Mian Sakib Nissar, declarou que Musharraf não será preso se voltar ao país.

O então comandante do Exército voltava de uma viagem ao Sri Lanka quando seu avião teve permissão negada para aterrissar no aeroporto internacional de Caráchi, a maior cidade paquistanesa, em 12 de outubro de 1999, enquanto o primeiro-ministro Nawaz Sharif nomeava outro chefe para as Forças Armadas. Às 2h50 da madrugada, o general fez pronunciamento à nação confirmando o golpe.

Nenhum comentário: