quinta-feira, 21 de junho de 2018

Deputados dos EUA pedem ao Google fim da parceria com a chinesa Huawei

Em carta ao diretor-geral do Google, Sundar Pichai, cinco deputados da Câmara dos Representantes pressionaram a empresa a romper a parceria com a companhia chinesa de equipamentos de telecomunicações Huawei Tecnologias, considerada uma ameaça à segurança nacional dos Estados Unidos, noticiou ontem a agência Reuters.

O Google e a Huawei têm fazer projetos conjuntos importantes. A Huawei é hoje a terceira maior fabricante de telefones inteligentes, depois da Apple e da Samsung. Os telefones da marca Nexus foram desenvolvidos em parceria.

A Huawei está sob investigação do Departamento da Justiça dos EUA por violar as sanções que proíbem a exportação de produtos americanos para o Irã. Em 2016, os EUA vetaram as exportações para a maior rival da Huawei na China, a ZTE.

O presidente Donald Trump suspendeu o veto a pedido do ditador da China, Xi Jinping, com quem acredita haver estabelecido boas relações pessoais, mas há resistência no Congresso dos EUA por causa da ligação das empresas de alta tecnologia com o Exército Popular de Libertação da China.

Trump fez um apelo aos deputados e senadores americanos, alegando que a ajuda à ZTE faz parte de sua estratégia global de negociações comerciais. Sem componentes e equipamentos importados dos EUA, a ZTE seria inviável.

Este é um dos problemas do protecionismo de Trump. No mundo globalizado, a fabricação às vezes se estende por vários países. Os microchips fabricados nos EUA são testados e embalados na China. Se a guerra comercial de Trump começar para valer, os chips serão sobretaxados na volta aos EUA.

Nenhum comentário: