segunda-feira, 4 de junho de 2018

Dissidentes das FARC formam novo grupo guerrilheiro na Colômbia

Guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) que não aceitaram o acordo de paz com o governo colombiano anunciaram em vídeo a formação de um novo grupo rebelde, a Força Unida do Pacífico (FUP).

As autoridades suspeitam que o novo grupo seja responsável pela morte de três jornalistas equatorianos sequestrados em março na fronteira entre os dois países. AFUP pode ganhar novos adeptos e mais força dependendo do resultado do segundo turno da eleição presidencial na Colômbia, a ser realizado em 17 de junho.

O candidato mais votado no primeiro turno, o direitista Iván Duque, apoiado pelo ex-presidente Álvaro Uribe, é crítico de alguns aspectos do acordo, como a anistia a guerrilheiros que cometeram crimes de sangue.

Depois de cinco anos de negociações, a Colômbia está mais perto de acabar com uma guerra civil em que 500 mil pessoas morreram nos últimos 70 anos. As negociações com o Exército de Libertação Nacional (ELN), segundo maior grupo guerrilheiro, depois das FARC, estão em andamento, mas o surgimento deste novo grupo e o envolvimento de antigos membros das FARC com o crime organizado, especialmente o tráfico de drogas, complicam a pacificação.

Nenhum comentário: