A Câmara Municipal de Trípoli, a capital da Líbia, anunciou hoje ter chegado a um acordo entre milícias rivais para um cessar-fogo de 24 horas na Batalha do Aeroporto. O maior objetivo é proteger os bombeiros que lutam contra um incêndio num depósito de combustível próximo.
Há três semanas, a milícia islamita da cidade de Missurata enfrenta um grupo armado secularista da cidade de Zintan. O conflito já se alastrou pelo país. Atingiu Bengázi, a segunda maior cidade líbia, e ameaça se transformar numa guerra civil nacional entre fundamentalistas muçulmanos e secularistas. Pelo menos cem pessoas morreram até agora.
Três anos depois da queda do ditador Muamar Kadafi, os rebeldes apoiados em 2011 pela força aérea da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) brigam entre si. A União Europeia adverte que a Líbia está à beira da anarquia.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário