Os extremistas do Estado Islâmico baixaram um decreto religioso (fatwa) no Iraque obrigando todas as mulheres de 11 a 46 anos a se submeterem à excisão ou mutilação genital feminina.
As Nações Unidas foram surpreendidas, admitiu a subchefe da missão da ONU no país, Jacqueline Badcock. Ela estimou que 4 milhões de mulheres podem ser alvo dos jihadistas.
A excisão é uma prática adotada em alguns países muçulmanos, extirpando o clitóris e parte dos lábios vaginais para impedir a mulher de ter prazer sexual e assim evitar que traia o marido em sociedades patriarcais machistas nas quais o sexo feminino supostamente tem poderes demoníacos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário