quinta-feira, 24 de julho de 2014

Voo da Argélia com 116 pessoas cai no Saara

Um avião da empresa espanhola SwiftAir fretado pela companhia aérea argeliana Air Algérie caiu à 1h55 da madrugada de hoje pelo hora local (22h55 de ontem em Brasília) no Deserto do Saara, na África, quando ia da Uagadugu, capital de Burkina Fasso, para Argel, a capital da Argélia, com 110 passageiros e seis tripulantes a bordo.

No último contato, 50 minutos depois da decolagem, o Boeing MD-83 sobrevoava a cidade de Gao, no Mali. A queda foi em Tilemsi, a cerca de 100 km de Gao.

Há um conflito na região, onde jihadistas ligados à rede terrorista Al Caeda e rebeldes tuaregues do Movimento Nacional pela Libertação de Azawade lutam contra o governo central do Mali com o apoio da França. Mas os rebeldes não têm armas para abater aviões em alta altitude. As primeiras informações são de que havia uma tempestade de areia na região, o que teria levado o voo 5017 a pedir autorização para mudar de rota poucos antes de desaparecer dos radares.

Cerca de 50 passageiros a bordo eram franceses, 24 burquinenses, oito libaneses, seis argelianos, cinco canadenses, quatro alemães e dois luxemburgueses. Também havia a bordo cidadãos da Bélgica, Camarões, Egito, Níger, Romênia, Suíça e Ucrânia. Os seis tripulantes eram espanhóis da empresa SwiftAir.

Mais tarde, o governo do Mali anunciou que os destroços do avião foram encontrados e não há sobreviventes.

Nenhum comentário: