Depois de uma "trégua humanitária" de cinco horas para permitir a distribuição de ajuda aos necessitados, o Exército de Israel lançou hoje uma operação terrestre contra o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) e seus aliados na Faixa de Gaza.
O atual conflito estourou há dez dias, depois de morte de três adolescentes israelenses sequestrados na Cisjordânia ocupada e de um jovem palestino queimado vivo por vingança. Desde então, mais de 200 palestinos e um israelense foram mortos.
Em nota, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou que o objetivo da operação terrestre é desmantelar a rede de túneis construídos pelo Hamas para tentar invadir Israel. Neste caso, será uma ação limitada à área próxima da fronteira, tanto com Israel, por onde 13 palestinos tentaram invadir hoje, quanto da fronteira entre Gaza e o Egito, por onde há um contrabando de armas e suprimentos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário