O Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) e outros grupos militantes palestinos apresentaram hoje uma proposta de cessar-fogo no conflito contra Israel que exige o fim das sanções econômicas e do bloqueio à Faixa de Gaza, informou o jornal The Jerusalem Post.
O Hamas alega ter o apoio do Catar, da Turquia e dos Estados Unidos, mas o Egito, que fez uma proposta inicial de cessar-fogo rejeitada pelo partido fundamentalista palestino, se nega a alterar os termos.
Em entrevista ao lado do ministro do Exterior da França, Laurent Fabius, o chanceler egípcio, Sameh Shukri, declarou que "o cessar-fogo atende às necessidades de todas as partes".
O movimento radical palestino queria incluir cláusulas para acabar com as sanções econômicas e o bloqueio a Gaza. Israel gostaria de aproveitar a oportunidade para remover os foguetes palestinos. Nenhuma dessas exigências foi contemplada.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
sábado, 19 de julho de 2014
Hamas exige fim de sanções em troca de trégua
Marcadores:
1º de Maio,
Bloqueio,
Catar,
Cessar-fogo,
Egito,
Faixa de Gaza,
Guerra,
Hamas,
Israel,
Oriente Médio,
sanções econômicas,
trégua,
Turquia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário