Em telefonema ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, o presidente Barack Obama disse que os Estados Unidos estão prontos a negociar um cessar-fogo entre Israel e o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), alvo de uma campanha aérea israelense na Faixa de Gaza, de onde dispara foguetes contra o território israelense.
Mais de 80 palestinos foram mortos no conflito. O Hamas e a Jihad Islâmica dispararam nos últimos dias mais de 500 foguetes contra Israel, que acionou o sistema de defesa antimísseis Domo de Ferro. Há dezenas de feridos, mas nenhum israelense morreu.
O primeiro-ministro linha-dura de Israel tem divergências com o presidente americano sobre o processo de paz no Oriente Médio. Para discutir a crise, Netanyahu ligou para a primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel; o presidente da França, François Hollande; o primeiro-ministro britânico, David Cameron; e o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon. Não tinha falado com Obama.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
sexta-feira, 11 de julho de 2014
EUA querem mediar trégua entre Israel e Hamas
Marcadores:
Angela Merkel,
Ban Ki Moon,
Barack Obama,
Benjamin Netanyahu,
conflito,
David Cameron,
Faixa de Gaza,
François Hollande,
Hamas,
Israel,
Jihad Islâmica para a Libertação da Palestina
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário