sexta-feira, 11 de julho de 2014

Hamas ameaça atacar aeroporto de Telavive

Sob pressão de um bombardeio aéreo que matou mais de cem palestinos em quatro dias na Faixa de Gaza, o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) ameaçou hoje atacar o aeroporto internacional Ben Gurion, em Telavive, o maior de Israel, e alertou companhias aéreas internacionais a não pousarem lá.

O Hamas declarou há ter disparado um foguete contra o aeroporto, mas nenhum caiu no aeroporto nem nos arredores. Diante de mais de 500 ataques de foguetes, Israel acionou o sistema de defesa antimísseis Domo de Ferro e nenhum israelense foi morto.

Em telefonema ao primeiro-ministro linha-dura de Israel, Benjamin Netanyahu, o presidente Barack Obama disse que os Estados Unidos estão prontos a negociar uma trégua. O governo israelense exige o fim dos ataques de foguetes para suspender sua campanha aérea e mantém 100 mil reservistas de prontidão para uma possível operação terrestre em Gaza.

Hoje o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, que denuncia a operação militar israelense como "genocídio" e "punição coletiva", advertiu que a invasão terrestre de Gaza pode começar dentro de horas.

Nenhum comentário: