O governo de Israel aceitou hoje a proposta das Nações Unidas de uma "trégua humanitária" no conflito com o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) para permitir o acesso de ajuda aos necessitados na Faixa de Gaza, onde mais de 200 palestinos foram mortos em oito dias de bombardeios israelenses.
Durante cinco horas, a partir das 10 h da manhã desta quinta-feira pelo horário local, 4h em Brasília, Israel vai parar de atacar e vai monitorar a ação do Hamas e de outros grupos radicais como a Jihad Islâmica para a Libertação da Palestina e a Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP). Esses grupos atacaram Israel com mais de mil foguetes nos últimos dias.
O Hamas declarou ainda estar estudando a proposta de trégua, apoiada pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e a Liga Árabe.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário