sexta-feira, 25 de julho de 2014

Israel aceita trégua humanitária de 12 horas no sábado

Depois de rejeitar por unanimidade uma proposta de trégua de uma semana feita pelos Estados Unidos, o governo de Israel declarou um cessar-fogo unilateral de 12 horas a partir das 7h30 da manhã deste sábado pelo horário local, na guerra contra o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) na Faixa de Gaza, para deixar chegar ajuda humanitária aos palestinos, informou há pouco o jornal francês Libération.

A notícia foi dada pelo secretário de Estado americano, John Kerry, às agências de notícias Associated Press (AP) e France Presse (AFP). O Hamas concordou com a trégua.

Neste momento, o chefe da diplomacia dos EUA viaja para Paris, onde vai se reunir com representantes da ONU, França, Reino Unido, Egito e Catar para retomar os esforços para um cessar-fogo permanente e a retomada das negociações de paz.

O total de mortos em 18 dias de conflito armado está em 826 palestinos e 36 israelenses.

A maior dificuldade para negociar um cessar-fogo é que nenhum lado quer sair desta guerra sem ganhar nada. Israel insiste na desmilitarização dos palestinos na Faixa de Gaza. O Hamas exige o fim do bloqueio ao território.

2 comentários:

Victor Elnecave disse...

Me parece que declarou uma trégua unilateral de 12 horas.

Nelson Franco Jobim disse...

É o que diz meu texto. Vou acrescentar o unilateral. O Hamas ainda não se manifestou.