Depois de uma alta de 0,3% em abril, a produção industrial da França sofreu uma queda de 1,7% em maio de 2014, anunciou hoje o Insee (Instituto Nacional de Estatísticas e Estudos Econômicos). No setor manufatureiro, a baixa foi de 2,3%.
Na comparação trimestral, houve redução de 0,9% de março a maio em relação aos três meses anteriores. Em 12 meses, a indústria francesa produziu 0,7%. O setor eletroeletrônico e de informática caiu 3,3% e a agroindústria 2,3%.
A França precisa de novos investimentos para retomar o crescimento e gerar empregos. Nesta semana, o presidente socialista François Hollande convocou uma "conferência social pelo emprego" tentando reunir patrões e empresários para estimular a economia. Duas grandes centrais sindicais, a Confederação Geral do Trabalho (CGT) e Luta Operária, boicotaram o encontro acusando o primeiro-ministro Manuel Valls de fazer concessões às empresas antecipadamente.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário