Uma comissão da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, dominada pela oposição republicana, aprovou hoje uma resolução autorizando seu presidente, deputado John Boehner, a processar o presidente Barack Obama por abuso de poder.
O plenário da Câmara deve votar a matéria na próxima semana.
A maioria dos analistas políticos e juristas considera o processo inútil. Faz parte da campanha eleitoral para as eleições intermediárias de novembro de 2014, quando o Partido Republicano espera explorar a impopularidade de Obama para manter o domínio sobre a Câmara e conquistar a maioria no Senado.
Se ficar em minoria nas duas casas do Congresso dos EUA, o presidente será literalmente um "pato manco", expressão usada pelos americanos para falar de políticos em fim de mandato.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário