Depois de ser considerado favorito, o ex-ministro do Exterior Abdullah Abdullah perdeu pela terceira vez a eleição presidencial no Afeganistão, desta vez para Achraf Ghani Ahmadzai, declarado vencedor pelo resultado preliminar divulgado ontem. Ghani teve 55% dos votos contra 45% para Abdullah, que não aceitou a derrota.
Achraf Ghani é da etnia pachtum, maioria relativa no país com cerca de 40% da população, a mesma do atual presidente, Hamid Karzai, e da milícia fundamentalista dos Talebã (Estudantes), que governou o Afeganistão de 1996 a 2001, sendo derrubada pela invasão americana para punir os responsáveis pelos atentados de 11 de setembro de 2001.
Abdullah era ligado à Aliança do Norte, que reúne outras etnias e lutava contra o regime fundamentalista dos Talebã.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário