O presidente da China, Xi Jinping, é o novo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, realizaram hoje seu primeiro encontro bilateral, durante a reunião de cúpula do grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) que vai até 17 de julho em Fortaleza.
Modi declarou que, se os dois países conseguirem chegar a um acordo sobre um litígio de fronteira, darão um bom exemplo de solução pacífica dos conflitos. Em 1962, os dois países travaram uma guerra rápida vencida pela China e até hoje não definiram a fronteira.
A reunião de cúpula sino-indiana durou um hora e 20 minutos, o dobro do tempo previsto, e também tratou de comércio e cooperação econômica. A China é o segundo maior parceiro da Índia.
Xi vai à Índia em setembro. Ele convidou Modi a participar da próxima reunião de cúpula do fórum Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC) em novembro, e pediu maior envolvimento da Índia com a Organização de Cooperação de Xangai (OCX), que reúne China, Rússia, Casaquistão, Quirguistão, Tajiquistão e Usbequistão - todos países sem tradição democrática.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário